Regulamento

II COPA SUPERAÇÃO DE FUTSAL 2013

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

 

 

CAPÍTULO I - Da Denominação e Participação

Art. 1º – A II Copa Superação de Futsal 2013, doravante denominado Campeonato, será disputado na forma deste regulamento.

Parágrafo Único – O presente regulamento trata dos assuntos específicos do Campeonato.

Art. 2º - O Campeonato será disputado pelas seguintes equipes conforme abaixo:

GRUPO A

GRUPO B

CASSEL

ALVORADA AUTO PEÇAS

PERNALOKA F.C.

NOVA UNIÃO

CONSORT REPRESENTAÇÕES F.C

TABAJARA F.C

 

CAPÍTULO II - Dos Troféus e Medalhas.

Art. 3º – Serão premiadas as 3 melhores colocadas com 1 (um) troféu, e 12 (doze) medalhas para as equipes campeãs e vice-campeãs, o artilheiro, melhor goleiro (equipe menos vazada) e a equipe mais disciplinada receberão um troféu cada.

CAPÍTULO III – Da Inscrição e Condição de Jogo dos Atletas

Art. 4º – Poderão ser inscritos um número mínimo de 06 (seis) atletas e um número máximo de 12 (doze) atletas por equipe; Somente poderão participar da competição os atletas nascidos anterior a 2000 que tenham um dos documentos exigidos: carteira de identidade, carteira de motorista com foto, carteira de trabalho, carteira de reservista militar ou passaporte. Para participar do jogo o atleta deverá apresentar seu documento antes do início da partida.

Art. 5º – Novos atletas poderão ser inscritos na hora do jogo, somente até a terceira rodada da competição. Não será substituído atleta já inscrito, mesmo que não tenha jogado.

Art. 6º – A taxa de inscrição é de 150,00 (Cento e cinquenta reais). Para confirmar sua inscrição, além da taxa de inscrição, deverão entregar a ficha de inscrição com o nome dos atletas, na primeira rodada a equipe deverá pagar duas taxas de arbitragem, sendo que no último jogo a equipe não pagará nenhuma taxa. Assim no primeiro jogo dia 23/11 cada equipe deverá pagar R$ 150,00 da inscrição e mais R$ 100,00 da arbitragem.

Art. 7º – Nenhum atleta poderá trocar de equipe ao longo do Campeonato. Caso ocorra, o atleta será desclassificado e a equipe em que ele atuou posteriormente perderá os pontos de todas as partidas em que o mesmo atuou.

Art. 8º – A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais acidentes decorrentes de qualquer momento do desenrolar de uma rodada, incluindo-se nestes casos despesas médicas e outras despesas oriundas de tal fato.

Art. 9º – As equipes deverão apresentar-se para as partidas com UNIFORME, composto por: camisetas de padrão igual (com exceção do goleiro), calções de futebol (não é necessário ser de mesma cor), e meião obrigatório (não é necessário ser de mesma cor). Caso haja duas equipes com a mesma cor de camisa, será feito um sorteio para definir qual equipe deverá usar coletes cedidos pela Comissão Organizadora.

Art. 10° – O número de atletas titulares será de 5(cinco) sendo 1 (um) goleiro e 4 (quatro) atletas de linha. 

Art. 11º – Nenhuma equipe poderá iniciar a partida com número inferior ao mínimo de 4 (quatro) atletas, bem como a equipe que ficar reduzida a número inferior de atletas permitido no decorrer da partida, 3 (três), será imediatamente decretada como vencida por 1 a 0, caso esteja em vantagem no marcador, se o placar esteja em vantagem a equipe adversária, o placar será mantido.

Art. 12º – Caso as duas equipes sejam reduzidas a número inferior ao permitido, ambas serão consideradas derrotadas não somando nenhum ponto.

Art. 13º – Os jogos serão disputados em dois tempos de 20min corridos, com 5min de intervalo entre os tempos. Cada equipe terá direito a um tempo técnico (1min) por tempo de jogo, sendo esse na sua posse de bola.

 

CAPITULO IV – Da Disciplina

Art. 13º – Os Árbitros são lei soberana no decorrer de uma partida, não sendo aceitas sob hipótese alguma, reclamações ou xingamentos contra os mesmos no decorrer da mesma.

Art. 14º – O prazo para impetrar recursos de qualquer espécie será de 24 (vinte e quatro) horas após o final da rodada em questão.

Art. 15º – Para julgar recursos de casos que não estejam no regulamento nem nas regras oficiais da competição, será formada uma comissão com os Organizadores do Campeonato e 1 (um) representante de cada equipe, que votarão o recurso. Só valerão os votos dos representantes que estiverem presentes no dia do julgamento. As equipes envolvidas no caso, não poderão votar.

CAPITULO V – Do uso de cartões disciplinares e suas punições.

Art. 16º – Os cartões serão aplicados conforme abaixo, seguindo as devidas punições.

Amarelo

Advertência  – 3 amarelos: 1 jogo suspenso.

Vermelho

Excluído da partida – Cumpre 1 jogo de suspensão.

Para a segunda fase os cartões são zerados.

CAPITULO VI – Das punições.

Art. 17º – As punições se darão da seguinte forma:

Agressão Verbal a qualquer pessoa envolvida no campeonato: 3 jogos de suspensão.

Qualquer agressão física ao árbitro o jogador será eliminado do Campeonato.

Se tiver mais de um atleta se envolvendo em confusão com arbitragem a equipe estará eliminada da competição, perdendo também seu cheque-caução.

Agressão física a qualquer pessoa envolvida no campeonato: ELIMINAÇÃO.

Briga envolvendo dois ou mais integrantes da mesma equipe: ELIMINAÇÃO DA EQUIPE E MULTA DE R$ 150,00 (CENTO E CINQUENTA REAIS).

W x O – Em caso  de W x O, a equipe que não estiver presente na partida será eliminada da competição, ficando seus próximos resultados em 2 x 0 para a equipe adversária e descontando o cheque-caução de R$ 150,00. Os resultados anteriores ao W x O serão mantidos.

Eliminação – Em caso de eliminação da equipe, seus próximos resultados da tabela passam a 2 x 0 para a equipe adversária. Os resultados anteriores a eliminação serão mantidos.

Comissão Julgadora: em casos omissos será feita uma reunião para colocar em votação as possíveis punições as equipes e aos jogadores. A votação será feita da seguinte forma. Cada equipe deverá enviar um representante para a reunião, e cada representante terá direito a 1 (um) voto, menos o representante da equipe julgada, que não poderá votar. Só poderão votar os representantes presentes na reunião.

CAPÍTULO VII -Do Sistema de Disputa

Art. 20º – 1ª Fase: Na primeira fase as equipes do Grupo A jogarão contra as equipes do Grupo B, classificando para a segunda fase as duas melhores colocadas de cada grupo. 2ª. Fase: na semifinal jogará a 1ª. Colocada do Grupo A x 2ª. Colocada do Grupo A e a 1ª. Colocada do Grupo B x 2ª. Colocada do Grupo B, as equipes vencedoras jogarão a final da competição e as perdedoras da fase semifinal jogarão a disputa de 3º. Lugar. Nas fases semifinal e final não haverá vantagem, em caso de empate os jogos serão decididos em cobranças de penalidades máximas, sendo 3 (três) cobranças por equipe e se persistir o empate 1 (uma) cobrança alternada.

Art. 21º – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior número de vitórias;

2º) maior saldo de gols;

3º) maior número de gols pró;

4°) menor número de cartões vermelhos recebidos;

5°) menor número de cartões amarelos recebidos;

6º) sorteio.

CAPITULO VIII – Das Regras.

Art. 22º – Serão utilizadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal.

CAPITULO IX - Das Disposições Finais

Art. 23º – A realização, marcação ou alteração dos jogos, é de inteira competência da Comissão Organizadora, bem como os horários para tal.

Art. 24º - A tolerância para atraso no início de uma partida será de 15 minutos.

Art. 25º – Nos jogos da competição somente poderão permanecer na área do

campo de jogo, além de atletas, árbitros e ocupantes do banco de reservas, os

funcionários que estiverem efetivamente a serviço.

Art. 26º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento Técnico da RM Eventos.

Curitiba, 20 de Novembro de 2013.

Rudy Novak Marsiglio.

Organizador e Coordenador do Campeonato.