Regulamento

 

CAPÍTULO I - Da Denominação e Participação

Art. 1º – A IV Taça Curitiba de Categoria de Base 2015, doravante denominado Campeonato, será disputado na forma deste regulamento.

Parágrafo Único – O presente regulamento trata dos assuntos específicos do Campeonato.

Art. 2º - O Campeonato será disputado pelas seguintes equipes conforme abaixo:

 

 

 

GRUPO ÚNICO

CLUBE DESPORTIVO PARANAENSE

CORITIBA FC

ESCOLA COXA TOSTÃO

NB FUTEBOL

OPERÁRIO FERROVIÁRIO EC – PONTA GROSSA

PARANÁ CLUBE

S.E. RENOVICENTE

 

 

CAPÍTULO II - Dos Troféus e Medalhas.

Art. 3º - A premiação oferecida pela comissão organizadora será a seguinte:

SÉRIE OURO

Campeão: 1 Troféu e 30 medalhas;

Vice-campeão: 1 Troféu e 30 medalhas;

3º Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas;

4º Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas.

 

SÉRIE PRATA

Campeão: 1 Troféu e 30 medalhas;

Vice-campeão: 1 Troféu e 30 medalhas;

3º Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas;

 

Ø  1 Troféu para o artilheiro de cada categoria – em caso de empate, o troféu ficará com o atleta da equipe melhor classificada e 1 Trofeú de goleiro menos vazado de cada categoria - em caso de empate, o troféu ficará com o atleta da equipe melhor classificada.

CAPÍTULO III – Da Inscrição e Condição de Jogo dos Atletas

Art. 4º – Poderão ser inscritos um número mínimo de 15 (quinze) atletas e um número máximo de 30 (trinta) atletas por equipe. Para participar dos jogos o atleta deverá apresentar um dos documentos a seguir: carteira de identidade original ou em cópia colorida autenticada ou passaporte original.

·         Somente poderão ser inscritos atletas do sexo masculino. 

Art. 5º – Novos atletas poderão ser inscritos no dia do jogo antes do início da partida, somente até o dia 30 de Setembro. Atletas já inscritos poderão ser substituídos no máximo 10 (dez) atletas.

Art. 6º – Poderá haver troca de atletas durante a competição, cada equipe poderá inscrever até 10 (dez) atletas no lugar de algum atleta que já tenha jogado e não faça mais parte da equipe. Cada equipe poderá inscrever durante a competição 3 (três) atletas que já tenham jogado por outra equipe, desde que o atleta apresente a liberação do seu clube anterior. Para isso o atleta terá que ter jogado no máximo 5 jogos pelo clube anterior. Após esse número de jogos esse atleta não poderá mais participar por outra equipe.

 Art. 7º – A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais acidentes decorrentes de qualquer momento do desenrolar de uma rodada, incluindo-se nestes casos despesas médicas e outras despesas oriundas de tal fato.

Art. 8º – As equipes deverão apresentar-se para as partidas com UNIFORME, composto por: camisetas de padrão igual (com exceção do goleiro), calções de mesma cor e meiões de mesma cor obrigatórios e apropriados para a prática do futebol, caneleiras obrigatórias. Caso haja duas equipes com a mesma cor de camisa, a equipe VISITANTE do jogo deverá providenciar a troca do seu uniforme.

Art. 9° – O número de atletas titulares será de 11(onze) sendo 1 (um) goleiro e 10 (dez) atletas de linha. Poderão serem realizadas 9 (nove) substituições por equipe na partida.

Art. 10º – Nenhuma equipe poderá iniciar a partida com número inferior ao mínimo de 7(sete) atletas, bem como a equipe que ficar reduzida a número inferior de atletas permitido no decorrer da partida, 7 (sete), será imediatamente decretada como vencida por 5 a 0, caso esteja em vantagem no marcador ou se o placar estiver em vantagem a equipe adversária. Caso a equipe propositalmente force as expulsões de seus atletas para término do jogo o placar ficará em 10 x 0.

Art. 11º – Caso as duas equipes sejam reduzidas a número inferior ao permitido, ambas serão consideradas derrotadas não somando nenhum ponto.

Art. 12º – Os jogos serão disputados em dois tempos de 30min corridos, com 5min de intervalo entre os tempos para a categoria sub 13 (nascidos em 2002 e 2003) e em dois tempos de 25minn corridos, com 5min de intervalo entre os tempos para a categoria sub 11 (nascidos a partir de 2004). Em cada tempo de jogo terá um tempo técnico na metade do tempo, intervalo esse de 2min para orientações e hidratação dos atletas. As equipes mandantes deverão apresentar a mesa 8 (oito) bolas para o jogo, sendo 4 (quatro) bolas n.4 para o sub11, e 4 (quatro) bolas n.5 para o sub13.

CAPITULO IV – Da Disciplina

Art. 13º – Os Árbitros são lei soberana no decorrer de uma partida, não sendo aceitas sob hipótese alguma, reclamações ou xingamentos contra os mesmos no decorrer da mesma.

Art. 14º – O prazo para impetrar recursos de qualquer espécie será de 24 (vinte e quatro) horas após o final da rodada em questão.

Art. 15º – Para julgar recursos de casos que não estejam no regulamento nem nas regras oficiais da competição, será formada uma Comissão Julgadora, que votará os recursos, assim como relatos em súmula da arbitragem.

CAPITULO V – Do uso de cartões disciplinares e suas punições.

Art. 16º – Os cartões serão aplicados conforme abaixo, seguindo as devidas punições.

Amarelo

Advertência

Vermelho

Excluído da partida – O atleta está excluído da partida (não cumpre suspensão para o jogo seguinte). Após 5min a equipe pode substituir o atleta expulso, ficando assim por 5min com um jogador a menos em campo. 2 cartões vermelhos: cumpre 1 jogo de suspensão.

CAPITULO VI – Das punições.

Art. 17º – As punições se darão da seguinte forma:

Agressão Verbal a qualquer pessoa envolvida no campeonato: 3 jogos de suspensão.

Se tiver mais de um atleta se envolvendo em confusão com arbitragem a equipe estará eliminada da competição.

Agressão física a qualquer pessoa envolvida no campeonato: ELIMINAÇÃO.

W x O – Em caso de W x O, a equipe que perdeu por W x O deverá arcar com os custos de arbitragem total, continuando na competição, sendo seu resultado em 2 x 0. No caso de um segundo W x O por uma mesma equipe, a equipe está eliminada da competição revertendo todos os seus resultados para 2 x 0.

Comissão Julgadora: em casos omissos será feita uma reunião para colocar em votação as possíveis punições as equipes e aos jogadores. Podendo as equipes e os atletas estarem presentes no julgamento.

CAPÍTULO VII - Do Sistema de Disputa

Art. 18º – 1ª Fase:

7 EQUIPES PARTICIPANTES – premiação às 7 equipes.

O campeonato será disputado em sistema de rodízio dentro do grupo, em dois turnos. As quatro melhores equipes ao final da primeira fase classificam-se para as semifinais da Série Ouro, as outras três equipes disputarão a Série Prata. As fases semifinais e finais da Série Ouro serão decididas em dois jogos, sem vantagem, em caso de resultados iguais nessas fases, a disputa será definida em cobrança de penalidades máximas. A fase semifinal da Série Prata será decidida em apenas um jogo, com vantagem para a equipe melhor classificada, a fase final da Série Prata será decidida em apenas um jogo, sem vantagem, em caso de resultados iguais nessas fases, a disputa será definida em cobrança de penalidades máximas.  Nas semifinais da Série Ouro se enfrentarão, 1º. Colocado da Primeira Fase x 4º. Colocado da Primeira Fase, 2º. Colocado da Primeira Fase x 3º. Colocado da Primeira Fase. Nas semifinais da Série Prata se enfrentarão o 6º Colocado da Primeira Fase x 7º. Colocado da Primeira Fase, o vencedor do confronto enfrenta o 5º. Colocado da Primeira Fase na final da Série Prata. Os mandos das fases finais serão definidos pela organização da competição.

Art. 19º – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior número de vitórias;

2º) maior saldo de gols;

3º) maior número de gols pró;

4º) confronto direto;

5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;

6°) menor número de cartões amarelos recebidos;

7º) sorteio.

* As fases de semifinais e finais da Série Ouro serão decididas em dois jogos, com saldo de gols. Apenas a Disputa de Terceiro Lugar será decidida em apenas um jogo. As fases de semifinais, finais e disputa de terceiro lugar da Série Prata serão decididas em apenas um jogo. Nas fases semifinais e finais não haverá vantagem, em caso de empate a decisão será em cobrança de penalidades máximas, 5 cobranças por equipe.

* Os mandos dos jogos da segunda fase serão definidos pela Organização da Competição.

CAPITULO VIII – Das Regras.

Art. 20º – Serão utilizadas as regras oficiais da CBF. Não será permitida chuteira de travas de alumínio, apenas chuteira de travas de borracha.

CAPITULO IX - Das Disposições Finais

Art. 21º – A taxa de inscrição da IV Taça Curitiba de Futebol 2015 é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) por equipe/categoria, assim R$ 500,00 (quinhentos reais) por agremiação. A taxa de arbitragem será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) - (dois jogos), sendo divididas em R$ 200,00 (duzentos reais) por cada agremiação. Em caso de jogo isolado o valor será de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) - (um jogo) sendo dividido entra as duas equipes em R$ 120,00 (cento e vinte reais) para cada agremiação. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 01/07/2015.

Art. 21º – A realização, marcação ou alteração dos jogos, é de inteira competência da Comissão Organizadora, bem como os horários para tal.

Art. 22º - As equipes deverão estar presentes para os jogos com 15min de antecedência ao início de sua partida.

Art. 23º – Nos jogos da competição somente poderão permanecer na área do campo de jogo, além de atletas, árbitros e ocupantes do banco de reservas, os funcionários que estiverem efetivamente a serviço.

Art. 24° - Momentos antes do inicio de cada partida, os atletas de cada equipe, deverão apresentar aos árbitros do jogo ou ao seu representante, a carteira de identidade (RG), passaporte, ou carteira de trabalho ORIGINAL. O PROTOCOLO, desde que contenha a foto e esta esteja carimbada e com data de emissão inferior a 60 (SESSENTA DIAS), também será aceito. Em seguida, os atletas deverão assinar a súmula de jogo. Na falta de alguns dos documentos anteriormente citados, o atleta estará impossibilitado de atuar. Nesse momento, será obrigatória a presença de um representante da equipe adversária para acompanhar os árbitros ou representantes na conferência dos documentos.

§ 1º - Caso seja identificada alguma irregularidade na documentação da equipe adversária, o fato deverá ser denunciado aos árbitros, para que façam constar na súmula do jogo e providências citadas no regulamento sejam tomadas, tanto da equipe denunciante (impetração de recurso), quanto da comissão organizadora.

Art. 25° - Como medida de ordem administrativa e técnica indispensável à segurança e à normalidade da competição, deverá ser observado que no local destinado ao banco de reservas só poderão permanecer até 10 (dez) atletas, mais 04 (quatro) pessoas credenciadas pelas associações.

§ 1º - TORCIDA: É necessário mantermos a ordem dentro e fora de campo, precisamos dar exemplo dentro e fora de campo, só assim conseguiremos fazer um campeonato melhor e mais organizado para todos.

Dessa forma, para esse ano adotaremos algumas regras em questão de organização:

- Cada equipe é responsável por sua torcida, se algum torcedor estiver xingando, ou reclamando de forma desrespeitosa, ou com arbitragem ou com atletas, mandando bater, entre outros, será solicitado ao professor para conversar com essa pessoa. E no caso dessa pessoa continuar, o jogo será interrompido e solicitado que essa pessoa seja excluída do local. Isso já é usado no futsal e no sintético, e levaremos para o campo para termos jogos mais organizados e prazerosos a todos.

§ 2º - PROFESSORES: Não será permitido professor entrarem em campo para orientar seus atletas, e nem reclamações em excesso, erros vão existir de ambas as partes e precisamos nos respeitar, para que possamos tornar um ambiente agradável em todos os jogos. Assim pedimos que os professores controlem seus ânimos e cuidem apenas em comandar suas equipes. Será um grande passo para uma melhor e mais organizada competição.

Art. 26º – Antes do início dos jogos será feito conferência das identidades dos atletas. Os atletas assinarão as súmulas no vestiário antes do início do jogo. E ao entrarem em campo os árbitros farão a conferência das identidades.

Art. 27º – A Tabela da competição será fixa e definitiva, tendo que ser seguida a risca, alterações nas datas dos jogos só serão realizadas mediante a comum acordo, solicitado pelas duas equipes à organização.

Art 28º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento Técnico da RM Eventos Esportivos.

 

Curitiba, 27 de Abril de 2015.

Rudy Marsiglio

Organizador e Coordenador do Campeonato.