Regulamento

CAPÍTULO I - Da Denominação e Participação

Art. 1º – A VI Taça Curitiba de Categoria de Base 2018, doravante denominado Campeonato, será disputado na forma deste regulamento.

Parágrafo Único – O presente regulamento trata dos assuntos específicos do Campeonato.

Art. 2º - O Campeonato será disputado pelas seguintes equipes conforme abaixo:

 

GRUPO ÚNICO

CLUBE DESPORTIVO PARANAENSE

CONFRARIA DOS EX-ATLETAS CAMPEÕES

CORITIBA FC

ESCOLA COXA TOSTÃO

HOPE F.C. / LONDRINA E.C.

INDEPENDENTE SÃO JOSEENSE

JOINVILLE ESPORTE CLUBE

OPERÁRIO FERROVIÁRIO EC – PONTA GROSSA

PARANÁ CLUBE

SELEÇÃO ESCOLA COXA

 

 

CAPÍTULO II - Dos Troféus e Medalhas.

Art. 3º - A premiação oferecida pela comissão organizadora será a seguinte:

SÉRIE OURO

Campeão: 1 Troféu e 35 medalhas;

Vice-campeão: 1 Troféu e 35 medalhas;

3º Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas;

4º Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas.

SÉRIE PRATA

Campeão: 1 Troféu e 30 medalhas;

Vice-campeão: 1 Troféu e 30 medalhas;

3º Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas;

4° Lugar: 1 Troféu e 30 medalhas;

 

  • 1 Troféu para o artilheiro de cada categoria – em caso de empate, o troféu ficará com o atleta da equipe melhor classificada e 2 Troféus de goleiro menos vazado de cada categoria - em caso de empate, o troféu ficará com o atleta da equipe melhor classificada.
  • Troféus de Craque do Campeonato – para os 3 melhores atletas de cada categoria.

CAPÍTULO III – Da Inscrição e Condição de Jogo dos Atletas

Art. 4º – Poderão ser inscritos um número mínimo de 15 (quinze) atletas e um número máximo de 30 (trinta) atletas por equipe. Para participar dos jogos o atleta deverá apresentar um dos documentos a seguir: carteira de identidade original ou em cópia colorida autenticada ou passaporte original.

  • Somente poderão ser inscritos atletas do sexo masculino.

Art. 5º – Novos atletas poderão ser inscritos no dia do jogo antes do início da partida, somente até o dia 01 de Setembro. Atletas já inscritos poderão ser substituídos no máximo 10 (dez) atletas.

Art. 6º – Poderá haver troca de atletas durante a competição, cada equipe poderá inscrever até 10 (dez) atletas no lugar de algum atleta que já tenha jogado e não faça mais parte da equipe. Cada equipe poderá inscrever durante a competição 3 (três) atletas que já tenham jogado por outra equipe, desde que o atleta apresente a liberação do seu clube anterior. Para isso o atleta terá que ter jogado no máximo 3 jogos pelo clube anterior. Após esse número de jogos esse atleta não poderá mais participar por outra equipe.

 

Art. 7º – A Comissão Organizadora não se responsabiliza por eventuais acidentes decorrentes de qualquer momento do desenrolar de uma rodada, incluindo-se nestes casos despesas médicas e outras despesas oriundas de tal fato.

Art. 8º – As equipes deverão apresentar-se para as partidas com UNIFORME, composto por: camisetas de padrão igual (com exceção do goleiro), calções de mesma cor e meiões de mesma cor obrigatórios e apropriados para a prática do futebol, caneleiras obrigatórias. Caso haja duas equipes com a mesma cor de camisa, a equipe VISITANTE do jogo deverá providenciar a troca do seu uniforme.

Art. 9° – O número de atletas titulares será de 11(onze) sendo 1 (um) goleiro e 10 (dez) atletas de linha. Poderão ser realizadas 9 (nove) substituições por equipe na partida.

§ 1º - Cada equipe terá direito a 3 (três) paradas para substituição de atletas. As equipes escolherão o momento da parada e quantos atletas substituirão em cada parada. Substituição por motivo de contusão será contado normalmente como parada de substituição.

Art. 10º – Nenhuma equipe poderá iniciar a partida com número inferior ao mínimo de 7(sete) atletas, bem como a equipe que ficar reduzida a número inferior de atletas permitido no decorrer da partida, 7 (sete), será imediatamente decretada como vencida por 5 a 0, caso esteja em vantagem no marcador ou se o placar estiver em vantagem a equipe adversária. Caso a equipe propositalmente force as expulsões de seus atletas para término do jogo o placar ficará em 10 x 0.

Art. 11º – Caso as duas equipes sejam reduzidas a número inferior ao permitido, ambas serão consideradas derrotadas não somando nenhum ponto.

Art. 12º – Os jogos serão disputados em dois tempos de 30min corridos, com 10min de intervalo entre os tempos para a categoria sub 13 (nascidos em 2005 e 2006), em dois tempos de 25min corridos, com 10min de intervalo entre os tempos para a categoria sub 12 (nascidos a partir de 2006 / 2007) e em dois tempos de 25min corridos, com 10min de intervalo entre os tempos para a categoria sub 11 (nascidos a partir de 2007 / 2008 / 2009). Em cada tempo de jogo terá um tempo técnico na metade do tempo, intervalo esse de 2min para orientações e hidratação dos atletas. As equipes mandantes deverão apresentar a mesa 8 (oito) bolas para o jogo, sendo 4 (quatro) bolas n.4 para o sub11, e 4 (quatro) bolas n.5 para o sub12 e 13.

  • Será proibida a realização de jogos com bolas da marca KIPSTA.

 

CAPITULO IV – Da Disciplina

 

Art. 13º – Os Árbitros são lei soberana no decorrer de uma partida, não sendo aceitas sob hipótese alguma, reclamações ou xingamentos contra os mesmos no decorrer da mesma.

Art. 14º – O prazo para impetrar recursos de qualquer espécie será de 24 (vinte e quatro) horas após o final da rodada em questão.

Art. 15º – Para julgar recursos de casos que não estejam no regulamento nem nas regras oficiais da competição, será formada uma Comissão Julgadora, que votará os recursos, assim como relatos em súmula da arbitragem.

 

CAPITULO V – Do uso de cartões disciplinares e suas punições.

 

Art. 16º – Os cartões serão aplicados conforme abaixo, seguindo as devidas punições.

Amarelo

Advertência – não tem suspensão por cartão amarelo.

Vermelho

Expulso da partida – O atleta está excluído da partida. Após 5min a equipe pode substituir o atleta expulso, ficando assim por 5min com um jogador a menos em campo. 2 cartões vermelhos: cumpre 1 jogo de suspensão.

  • ** Os cartões vermelhos serão zerados ao término da primeira fase. A suspensão cumpre-se normalmente.

CAPITULO VI – Das punições.

Art. 17º – As punições se darão da seguinte forma:

Agressão Verbal a qualquer pessoa envolvida no campeonato: 3 jogos de suspensão.

Se tiver mais de um atleta se envolvendo em confusão com arbitragem a equipe estará eliminada da competição.

Agressão física a qualquer pessoa envolvida no campeonato: ELIMINAÇÃO.

 

W x O – Em caso de W x O, a equipe que perdeu por W x O deverá arcar com os custos de arbitragem total, continuando na competição, sendo seu resultado em 5 x 0. No caso de um segundo W x O por uma mesma equipe, a equipe está eliminada da competição revertendo todos os seus resultados para 5 x 0.

Comissão Julgadora: em casos omissos será feita uma reunião para colocar em votação as possíveis punições as equipes e aos jogadores. Podendo as equipes e os atletas estarem presentes no julgamento.

 

CAPÍTULO VII - Do Sistema de Disputa

Art. 18º – 1ª Fase:

10 EQUIPES PARTICIPANTES:

O campeonato será disputado em sistema de rodízio dentro do grupo, em apenas um turno nas categorias sub11 e sub13. As oito melhores equipes ao final da primeira fase classificam-se para as quartas-de-finais, jogando nas quartas-de-finais 1° x 8°, 2° x 7°, 3° x 6° e 4° x 5°. As equipes vencedoras dos confrontos de quartas-de-finais classificam-se para as Semifinais da Série Ouro, as equipes que perderem os confrontos de quartas-de-finais disputarão as semifinais da Série Prata. As fases de quartas-de-finais, semifinais e finais serão decididas em dois jogos, sem vantagem, em caso de resultados iguais nessas fases, a disputa será definida em cobrança de penalidades máximas, na segunda fase (quartas, semifinal e final) haverá saldo de gols, ex: se uma equipe vencer seu primeiro jogo por 2 x 0, poderá perde o segundo por 1 x 0 que se classifica para a fase seguinte. A única vantagem na segunda fase que as equipes melhor classificadas fazem o segundo jogo dos confrontos no seu campo.

O campeonato será disputado em sistema de rodízio dentro do grupo, em dois turnos na categoria sub12. As quatro melhores equipes ao final da primeira fase classificam-se para as semifinais, jogando 1° x 4°, 2° x 3°. As equipes vencedoras dos confrontos das semifinais disputarão a final da competição. As fases de semifinais e finais serão decididas em dois jogos, sem vantagem, em caso de resultados iguais nessas fases, a disputa será definida em cobrança de penalidades máximas, na segunda fase (quartas, semifinal e final) haverá saldo de gols, ex: se uma equipe vencer seu primeiro jogo por 2 x 0, poderá perde o segundo por 1 x 0 que se classifica para a fase seguinte. A única vantagem na segunda fase que as equipes melhor classificadas fazem o segundo jogo dos confrontos no seu campo.

Para critérios de classificação vale-se a classificação na primeira.

Art. 19º – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo:

1º) maior número de vitórias;

2º) maior saldo de gols;

3º) maior número de gols pró;

4º) confronto direto;

5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;

6º) sorteio.

* As fases de quartas de finais, semifinais e finais serão decididas em dois jogos, com saldo de gols. Apenas a Disputa de Terceiro Lugar será decidida em apenas um jogo. Nas fases de quartas de finais, semifinais e finais não haverá vantagem, em caso de dois resultados iguais (uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols, ou dois empates), a decisão será em cobrança de penalidades máximas, 5 cobranças por equipe.

* Os mandos dos jogos da segunda fase serão definidos pela Organização da Competição.

CAPITULO VIII – Das Regras.

Art. 20º – Serão utilizadas as regras oficiais da CBF. Não será permitida chuteira de travas de alumínio, apenas chuteiras de travas de borracha.

CAPITULO IX - Das Disposições Finais

Art. 21º – A taxa de inscrição da VII Taça Curitiba de Futebol 2018 é de R$ 350,00 (trezentos reais) por equipe/categoria que devem ser pagos obrigatoriamente até o dia 20/05/2018, após essa data o valor cobrado será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por equipe/categoria.

A taxa de arbitragem será de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) – 3 jogos – sendo divididas em R$ 375,00 (trezentos e setenta e cinco reais) por cada agremiação

R$ 500,00 (quinhentos reais) – 2 jogos – sendo divididas em R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) por cada agremiação.

 

Em caso de jogo isolado o valor será de R$ 300,00 (trezentos reais) - (um jogo) sendo dividido entra as duas equipes em R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para cada agremiação.

 

Art. 21º – A realização, marcação ou alteração dos jogos, é de inteira competência da Comissão Organizadora, bem como os horários para tal.

Art. 22º - As equipes deverão estar presentes para os jogos com 15min de antecedência ao início de sua partida.

Art. 23º – Nos jogos da competição somente poderão permanecer na área do campo de jogo, além de atletas, árbitros e ocupantes do banco de reservas, os funcionários que estiverem efetivamente a serviço.

Art. 24° - Momentos antes do inicio de cada partida, os atletas de cada equipe, deverão apresentar aos árbitros do jogo ou ao seu representante, CARTEIRINHA DA COMPETIÇÃO, carteira de identidade (RG), passaporte ou xérox colorido e autenticado do RG. O PROTOCOLO, será aceito até a quarta rodada, desde que contenha a foto e esta esteja carimbado e com data de

emissão inferior a 60 (SESSENTA DIAS), também será aceitoNa falta de alguns dos documentos anteriormente citados, o atleta estará impossibilitado de atuar. Nesse momento, será obrigatória a presença de um representante da equipe adversária para acompanhar os árbitros ou representantes na conferência dos documentos.

  • Para a inscrição do atleta, deverá apresentar a ficha de inscrição, cópia do RG autenticado do atleta e declaração de matrícula escolar.

§ 1º - Caso seja identificada alguma irregularidade na documentação da equipe adversária, o fato deverá ser denunciado aos árbitros, para que façam constar na súmula do jogo e providências citadas no regulamento sejam tomadas, tanto da equipe denunciante (impetração de recurso), quanto da comissão organizadora.

            Art. 25° - Como medida de ordem administrativa e técnica indispensável à segurança e à normalidade da competição, deverá ser observado que no local destinado ao banco de reservas só poderão permanecer até 10 (dez) atletas, mais 04 (quatro) pessoas credenciadas pelas associações.

§ 1º - TÉCNICOS: Não será permitido comissão técnica entrarem em campo para orientar seus atletas, e nem reclamações em excesso, erros vão existir de ambas as partes e precisamos nos respeitar, para que possamos tornar um ambiente agradável em todos os jogos. Assim pedimos que os professores controlem seus ânimos e cuidem apenas em comandar suas equipes. Será um grande passo para uma melhor e mais organizada competição. Quando houver expulsão de algum membro da comissão técnica, o mesmo deverá cumprir suspensão automática no jogo seguinte.

  • Nos jogos de fases finais, serão obrigatórios portões fechados, para a segurança dos atletas e membros envolvidos nos jogos e a contratação de seguranças caso necessário.

Art. 26º – A Tabela da competição será fixa e definitiva, tendo que ser seguida a risca, alterações nas datas dos jogos só serão realizadas mediante a comum acordo, solicitado pelas duas equipes à organização, e após envio de e-mail de ambas as equipes solicitando o comum acordo.

Art 28º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento Técnico da RM Eventos Esportivos.

 

Curitiba, 14 de Março de 2018.

 

Rudy Marsiglio

Organizador e Coordenador do Campeonato.

www.rmeventosesportivos.com.br